Informações de Contato:
Data prevista para reunião: Bimestrais, previsão para 2ª semana de setembro (obs. Em casos de urgência os conselheiros são convocados independente da data prevista.) Não dispõe de telefone institucional. Endereço físico: : Avenida 3, centro, Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS).
Composição da Mesa Diretora:
Presidente: ALINE APARECIDA SILVA SANTOS Vice-Presidente: KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA Secretário: TALINE OPPERMANN SILVA Tesoureiro: MARIA APARECIDA FERNANDES DE PAULA
Competências do Conselho:
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reside na lei federal, nomeadamente o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/1990), que estabelece sua criação como um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas municipais de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A sua existência visa garantir que estes sejam reconhecidos como sujeitos de direitos, participando e controlando as ações e serviços públicos voltados para eles.
Princípios Fundamentais
• Estrutura Paritária: A composição do CMDCA é paritária, com representantes do Poder Executivo municipal e da sociedade civil organizada, assegurando o controle social e a participação popular. • Dever do Estado: Baseia-se no princípio do dever do Estado e da sociedade em assegurar os direitos da criança e do adolescente, conforme a Constituição Federal e o ECA. • Controle e Deliberação: O conselho tem a autonomia e o dever de aprovar as políticas municipais, deliberar sobre os programas e serviços existentes, e fiscalizar a execução das ações, garantindo que os direitos sejam atendidos. • Gestão de Recursos: É responsável por gerir os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estabelecendo os critérios para sua aplicação. Funções Principais • Formular e Controlar Políticas: Propõe, aprova e controla as políticas públicas e os programas voltados para a infância e adolescência no município. • Registrar Entidades: Realiza o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha seus projetos. • Gerir o Fundo: Define os critérios de utilização dos recursos financeiros do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. • Acompanhar a Legislação: Garante que as ações estejam em sintonia com as leis federais, estaduais e municipais, e com as orientações dos conselhos de níveis superiores.
Em resumo, o CMDCA é um mecanismo legal fundamental para garantir que as políticas públicas para crianças e adolescentes sejam eficazes, com a participação da sociedade e a devida fiscalização, assegurando o pleno desenvolvimento e a proteção dos direitos de cada criança e adolescente.
Composição do Conselho da Criança e do Adolescente:
n.º
|
Organização |
Conselheiro |
Status |
01 |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Maria Aparecida Fernandes de Paula |
Titular |
02 |
Secretaria Municipal de Assistência Social |
Elizete Rosani Zilmer de Alcantara |
Suplente |
03 |
Secretaria Municipal de Educação |
Edmoney Luiz e Oliveira |
Titular |
04 |
Secretaria Municipal de Educação |
Maysa Faria Alves |
Suplente |
05 |
Secretaria Municipal de Saúde |
Aline Aparecida Silva Santos |
Titular |
06 |
Secretaria Municipal de Saúde |
Kezia Nicoly Alves Batista |
Suplente |
07 |
Secretaria Municipal de Administração, Obras públicas e Finanças |
Taline Oppermann Silva |
Titular |
08 |
Secretaria Municipal de Administração, Obras públicas e Finanças |
Juselene Perpetua da Silva Oliveira |
Suplente |
09 |
Entidades Filantrópicas / Damas salesianas |
Carmelita da conceição vieira Araújo |
Titular |
10 |
Entidades Filantrópicas / Damas salesianas |
Paulina Pereira Lemes Sanches |
Suplente |
11 |
Entidades Religiosas / Evangélicas |
Zacarias Guimarães de Sousa |
Titular |
12 |
Entidades Religiosas / Evangélicas |
Váldson Borges sobrinho |
Suplente |
13 |
Entidades Religiosas / Católica |
Sumara Silva Dutra |
Titular |
14 |
Entidades Religiosas / Católica |
Maria de Fátima Alves Barbosa |
Suplente |
15 |
Sindicato dos Servidores Públicos |
Kelly Cristina de Oliveira e Silva |
Titular |
16 |
Sindicato dos Servidores Públicos |
Edmoney Luiz de Oliveira |
Suplente |
|
|